Há quem acredite que a rede social que revolucionou a internet está caindo em desuso, mas isso não é verdade. O Facebook continua sendo a rede social mais usada no mundo. É uma ferramenta que pode trazer grandes benefícios para o seu negócio, principalmente se você conseguir pensar além da ideia de venda. Muitas pessoas se apegam a redes como Instagram ou whatsapp por aparentemente terem uma conversão em vendas mais objetiva. Porém, há muitas sutilezas no sucesso de um negócio, que são limitados por essas redes e que podem ser melhores apreciadas em redes como Facebook, Twitter e até mesmo o Linked In. Nesse texto nos limitaremos ao Facebook.
A primeira qualidade a ser observada no Facebook é a disponibilidade de recursos: publicação de textos, fotos, áudios, eventos, grupos, marketplace, Messenger etc. Recursos são armas estratégicas e quanto mais dessas armas você tem disponível numa rede, mais combinações estratégicas para alcançar o seu público-alvo você pode criar. A pergunta que você precisa se fazer antes de definir se deve ou não investir seu tempo em uma rede social é:
- O meu público-alvo se encontra lá?
O que leva a outras perguntas:
- Quem é o meu público-alvo? Qual a faixa etária? Quais são seus interesses? Quais são as suas dores e como meu negócio pode ajuda-los a ameniza-las?
Tendo tais respostas em mente é hora de “por as mãos na massa”.
O facebook tem uma vantagem muito grande em relação ao Instagram que é a sua capacidade de viralização, você pode entregar um conteúdo a uma quantidade muito grande de pessoas que não estão diretamente interligadas a seu perfil. Como? Primeiro criando bons conteúdos, depois divulgando através de grupos onde seu público-alvo potencialmente estará. Sem contar que seu negócio pode estar promovendo eventos que sejam do interesse de tal público.
Ter uma fã page é essencial, nada de promover seu negócio através do perfil pessoal. Pode ser que dê trabalho conseguir seguidores mas eles vêm com o tempo, o importante é que você esteja entregando bons conteúdos e que esses conteúdos estejam contextualizados com sua marca, pois o simples fato da sua marca ter uma presença positiva já é um ganho pra sua empresa. Lembra que falamos acima da importância de se pensar além da venda.
O sucesso da sua marca depende de fatores que não estão diretamente ligados ao lucro. Muitas vezes a presença da sua empresa na internet gera confiança, relacionamento e uma marca forte, com autoridade, e isso inevitavelmente se converterá em vendas mais cedo ou mais tarde.
Como última dica, estude conteúdos como gerenciador de anúncios, gestão de tráfegos e etc. (ferramentas avançadas para empreendedores) pois em muitos negócios compensa, e muito, investir em anúncios pagos para se garantir um bom alcance.
Todas essas dicas são introdutórias e esperamos que te ofereçam um maior interesse na rede social, o que pode trazer ótimos resultados para o seu negócio, que vão desde uma marca forte e uma boa relação com seu público-alvo até a tão desejada venda.
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