Não importa o tamanho da sua empresa, o número de funcionários ou estágio de desenvolvimento que ela se encontra. O que vai determinar se sua empresa vai ou não se desenvolver a partir do ponto que ela está é a seriedade com a qual você trata seu empreendimento. Desenvolvemos esse artigo para que você possa aumentar sua compreensão do que se trata essa tal "seriedade. Vemos muitas pessoas saindo em busca de qualificação pela internet e encontrando conteúdos meramente motivacionais, dando a impressão que vencer em uma empresa fosse mais uma questão de força interior do que de técnica. Esperamos que ao final desse artigo você consiga entender os caminhos que podem te levar ao crescimento e já adiantamos que exige muito esforço, dedicação, e acima de tudo, muito estudo, a sorte é que para te auxiliar nessa tarefa deixaremos indicações de cursos, todos gratuitos e você pode fazê-los em casa. Vamos as dicas:
Dica 1 Não misture suas receitas domésticas com a administração do seu negócio Tenha claramente em sua gestão a diferença entre seus gastos pessoais e os gastos da empresa, só assim você poderá diagnosticar a saúde financeira do seu negócio desenvolvendo cálculos de lucro bruto e/ou líquido, receitas, despesas e etc. Não sabe bem o que significa esses termos? Não se preocupe, no final do artigo iremos deixar
um link de curso para cada dica, todos gratuitos.
Dica 2
Desenvolva uma gestão de vendas
Seu negócio pode ter o melhor produto do mercado, qualidade que chega a perfeição e você pode ter toda a motivação do mundo. Se isso não for convertido em vendas, você vai nadar com qualidade e morrer na praia. Venda hoje para um MEI passa por 2 pilares. Marketing e Atendimento.
No que se refere ao Marketing estude ao máximo as redes sociais para verificar qual se adapta melhor ao seu negócio, se puder tenha um site, isso ajuda a mostrar a credibilidade do seu negócio além de trazer informações muito mais detalhadas do que você poderia ter em uma rede social. Utilize os recursos dos mecanismos de busca, principalmente do Google. Lembre-se que dependendo do seu negócio, o ponto pode ser mais um gasto do que investimento e hoje graças a internet há meios de se atingir o público-alvo mesmo não tendo um bom ponto. Marketing digital aumenta suas vendas sem aumentar seus gastos.
Atendimento. Se você vai trabalhar com marketing digital você precisa ter conhecimento de atendimento SAC 2,0. Em resumo o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) 2,0 é uma adaptação do antigo sistema visando a agilidade exigida pelas redes sociais, ao final do artigo indicaremos um curso que além de boas técnicas de venda dá uma pincelada sobre estratégias de Atendimento 2,0.
Dica 3
Aprenda a definir o preço de vendas
É muito comum na prática comercial a pessoa comprar um produto por um preço e na revenda dobrar o preço, por exemplo, comprar por R$50,00 e vender por R$100,00 e com isso achar que está lucrando 100% na venda do produto. Porém isso é um grande erro pois nesse “lucro” não está calculado frete, despesas fixas, força de trabalho, aluguel, internet, água e luz e outros gastos que você tem na manutenção do seu negócio. Isso acarreta um problemão porque no fim do mês você pode ter a triste surpresa que, mesmo tendo vendido bem não sobrou dinheiro e pior, além de não ter sobrado dinheiro no seu bolso, você ainda não conseguiu arcar com todas as despesas da empresa, e olha que nessa altura nem estamos falando das suas despesas pessoais, pois você só vai retirar seu lucro depois de toda a operação de geração de receitas e pagamentos de despesas forem feitos. Já deu pra perceber que não calcular bem o preço de seus produtos pode significar o fim de um sonho.
Dica 4
Controle bem seu Estoque
Ter estoque demais pode significar dinheiro parado e sem movimentar, já estoque de menos pode significar despreparo pra demandas urgentes. A grande dica é equilíbrio e conhecimento do seu ramo, conhecimento que só vem da observação e de registros periódicos. Ao final do artigo disponibilizaremos links de um curso que te ajudará na compreensão desses cálculos.
Dica 5
Saiba a hora de parar
Esse é talvez o momento mais duro, decidir que o negócio não tem o potencial necessário pra se manter e ainda gerar a qualidade de vida que você merece, esse é o momento de se organizar, vender o que pode ser vendido, pagar as dívidas e encerrar as atividades. Muitas vezes uma emoção exagerada ou uma falsa motivação podem fazer com que você insista demais e acabe aumentando o seu prejuízo. Empreender exige fé, força de vontade e auto confiança. Mas muitas vezes essas coisas não vão superar o momento econômico do país, ou não vão segurar uma empresa em um setor que perde força no mercado, lembre-se que seu negócio está inserido em um momento histórico. O melhor exemplo que podemos dar são as locadoras de fitas cassete... Se lembra delas? No momento em que a tecnologia tornou o ramo obsoleto, não havia nenhum esforço administrativo que pudesse fazer o empreendimento sobreviver a longo prazo.
Estamos finalizando nossa reflexão, como prometido os link para os cursos, lembrando que todos são gratuitos, onlines e dão certificado de conclusão:
Marketing Digital
Gestão de Vendas
Preço de venda
Controle e movimentação financeira
Comments